O ônibus interestadual da empresa Águia Branca, que se envolveu em um acidente e deixou 10 pessoas mortas e 21 feridas nesta quarta-feira, 15, na BR-101, estava a 80km/h antes de sair da pista, conforme aponta a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas (distante a 801 km de Salvador).
Para os peritos do DPT, o acidente pode ter sido causado por uma perda de atenção do motorista Maurício de Souza, de 34 anos. No local, tem uma placa que sinaliza a curva, onde o ônibus caiu em uma área de matagal à beira da pista. Segundo os peritos, é provável que o motorista, que também morreu no acidente, não tenha visto a sinalização por ter cochilado ao volante. Outra hipótese é a de que ele tenha passado mal.
Ainda de acordo com os investigadores, a pista estava em boas condições e não havia sinal de freagem do veículo. Os peritos também trabalham com a hipótese de que uma neblina pode ter prejudicado a visão do motorista e provocado o acidente. O corpo do condutor vai ser submetido a uma necrópsia no IML, o que deve indicar se ele teve um mal súbito.
As imagens da câmera instalada no ônibus serão encaminhadas para o DPT, o que deverá ajudar os peritos nas investigações.
Dentro do limite - A Viação Águia Branca informou, por meio de nota, que, inicialmente, descarta a possibilidade de excesso de velocidade, em razão do sistema de telemetria e GPS presentes em todos os veículos da empresa. "Com o sistema, a empresa monitora a condução dos ônibus dentro do limite de velocidade considerado seguro para cada trecho do percurso".
A empresa também descartou a possibilidade de que o motorista tenha dormido ao volante. "O motorista era acompanhado pelo programa da empresa chamado Medicina do Sono, que monitora a alimentação, saúde e qualidade do sono dos seus motoristas. O motorista passou pelo teste de vigília e bafômetro, antes de sair com o ônibus da garagem da empresa, às 22h10. No teste de vigília, ele precisa ligar pontos dentro de um tempo padrão. O resultado garante que esteja alerta para iniciar a viagem".
"Às 2h50, o motorista esteve na sala de estimulação no município de São Mateus, onde permaneceu por 15 minutos submetendo-se à estimulação física e luminosa. Nesta parada o motorista também tem a sua alimentação balanceada e controlada, como parte do programa Medicina do Sono", informou a empresa.
Acidente - O acidente aconteceu no quilômetro 896 da BR-101, próximo ao município de Teixeira de Freitas, por volta das 5h20. O motorista do veículo perdeu o controle no trecho conhecido como Curva da Tarifa e o ônibus caiu em uma ribanceira. O ônibus, que seguia de Vitória (ES) para Itamaraju (BA), no extremo sul, transportava 33 passageiros, sendo que 2 desceram em uma cidade antes de acontecer o acidente.
"Uma equipe da Viação Águia Branca foi imediatamente ao local prestar apoio às vítimas, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, e confirmaram nove mortos - sendo seis mulheres e três homens, entre eles o motorista".
Dos feridos, 21 no total, quatro estão em estado grave, segundo informações do Hospital Regional , que realizou uma triagem para saber a gravidade de cada caso.
Durante todo o dia, a movimentação na unidade médica e no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Teixeira de Freitas, foi intensa, entre profissionais de imprensa e familiares em busca de informações.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar oacidente, e a empresa Águia Branca disponibilizou o telefone 0800 725 1211 para fornecer notícias aos familiares das vítimas.
Mortos e feridos no acidente da BR-101
10 Mortos:
Maurício de Souza, 26 anos (motorista)
Claudeir de Oliveira
Maria Izabel Marques de Bertoli,
Cosma de Jesus
Darli Batck
Nurian Ferreira Souza
Maria D'Ajuda Francisca dos Santos
Elson Souza de Oliveira
Joselita Maria de Jesus
Eduardo L. Silva
21 feridos atendidos no Hospital Regional de Teixeira de Freitas:
Belmiro Debosterina
Rita de Cássia Lacerda
Alessandro Jesus dos Santos, 31 anos
Wender Cabral Favoreto, 33 anos
Evandro Assis de Almeida, 19 anos
Clodomir Antônio dos Santos, 71 anos
Joana Aparecida Silva, 25 anos
Leandro Oliveira Silva, 18 anos
Marileide Gurreiro dos Santos, 45 anos
Ana Silva Santos
Idenize de Zafião
Elane Madalena Vaz
Silas Santos Oliveira
Maria de Lourdes Jesus Batista
Claudiomar de Oliveira Vaz
Maria D’Ajuda Assis de Almeida
Juraci de Oliveira
Wellington Oliveira
Wanderson Santos Souza Fernandes
Wellington Dos Santos Lino
Belmiro de Bertoli
Fonte:http:atarde.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário