CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

26 de maio de 2014

Fantástico destaca a falta de equipamento e remédios no HGCA


O Fantástico deste domingo (25) trouxe uma reportagem especial sobre a saúde pública no Brasil e trouxe um estudo feito pelo Tribunal de Contas da União, que revela que 81% dos 116 hospitais visitados estão funcionando de forma inadequada. Os repórteres da Rede Globo percorreram vários hospitais, entre eles, o Hospital Geral  Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana, para mostrar a precariedade das unidades de saúde.

A matéria do Fantástico mostra que em 77% dos hospitais falta algum tipo de equipamento. Em 23%, eles não foram instalados e muitas vezes ficam encaixotados no corredor, como no Clériston Andrade. Segundo o programa, o tomógrafo, usado para examinar o cérebro, não funciona. O tomógrafo novo já chegou, mas está em uma caixa, no canto de um corredor. Confira abaixo, o diálogo entre um produtor do programa e um funcionário do hospital:

Funcionário: O outro está na caixa pra ser instalado, mas precisa de uma sala mais ampla. É um aparelho mais potente, maior.
Fantástico: Tem cinco meses que chegou?
Funcionário: Já deve ter.

A secretaria estadual de saúde da Bahia (Sesab), diz que começou o processo de licitação da sala, mas ainda não tem previsão de quando o aparelho novo vai começar a funcionar.

O Fantástico também revelou a falta de remédios na rede pública brasileira. Em quase 80% dos hospitais, atendimentos já foram cancelados por falta de medicamentos ou materiais básicos como seringas e esparadrapo. E por que isso acontece? A maioria absoluta dos administradores aponta falhas no processo de compra como o motivo mais comum.
Sobre o assunto, um médico de plantão no HGCA, ironizou a falta de remédios:

Fantástico: E quando não tem o antibiótico, como faz?
Médico: Você conhece o "seguro senhor do Bonfim"? A gente amarra uma fita do lado e vai.

O TCU enviou o relatório ao Ministério da Saúde e a vários outros órgãos públicos. A intenção é que esse seja um passo importante para resolver os problemas que o Fantástico mostrou nesta reportagem. 150 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS para cuidar da saúde.

com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário