CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

29 de fevereiro de 2012

Lixo hospitalar é alvo de denúncia na Câmara


Após a interdição do aterro sanitário da Sustentare e a opção do município pelo uso temporário do equipamento municipal, uma denuncia coloca em cheque o uso do ocal para o aterramento dosa resíduos do município.

De acordo com o vereador Marialvo Barreto (PT), o município de forma irregular descarta o lixo hospitalar no referido aterro.  Segundo o petista, uma empresa de Simões Filho foi contratada para realizar o autoclave e a incineração dos resíduos, porém um caminhão continua entrando no aterro e depositando o lixo. “O vereador Maurício Carvalho disse que o lixo está sendo depositado em bobonas, mas ninguém vê. É bom averiguar isso e tenho fotos que demonstram que o lixo foi depositado”, afirmou o vereador.

Barreto não poupou críticas ao aterro utilizado pela Prefeitura. “Não é um aterro, é um lixão. Um aterro pressupõe um revestimento de uma estrutura para montar um tanque subterrâneo e de tubulação para a coleta do chorume e do gás e não tem nada disse. Ali foi um terreno que acumulou lixo foi crescendo e agora estão colocando lixo de novo. Do dia 16 ao dia 24 deste mês foi depositado grande quantidade de lixo hospitalar inclusive com restos de cirurgia”, denunciou.

O líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Mauricio Carvalho, confirmou que o lixo hospitalar da cidade tem como destino o município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e está sendo tratado pela empresa Stericycle. “Ela recebe todos os dias em bobonas, acondicionados de forma técnica”, garantiu.

Porém, devido ao período carnavalesco, a empresa começou as atividades no dia 24 e o lixo não foi recolhido no período que antecedeu o Carnaval. “Isso não quer dizer que enquanto esteve aqui em Feira, o lixo não foi tratado de forma adequada. Ele foi colocado em valas sépticas e durante quatro dias, com autorização da Secretaria de Meio Ambiente, que permitiu o depósito do lixo. A vala impede a contaminação do solo”, respondeu.
 Fonte:dilsonbarbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário