CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

17 de abril de 2015

Operação da PF combate fraude em declarações do IR em Feira de Santana




Uma operação de combate ao esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda pessoa física em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (17). A "Operação Malha 325" integra um conjunto de ações da Receita Federal e conta com apoio do Ministério Público Federal.

De acordo com a PF, contribuintes haviam informado despesas de saúde falsas e contratado os serviços de um mesmo escritório de contabilidade, desde 2012. Segundo aponta a investigação, as consultas médicas e os tratamentos odontológicos declarados não teriam existido. A Receita Federal estima que as deduções indevidas nas declarações transmitidas pelo escritório de contabilidade correspondem a um valor de R$ 1,5 milhão.

Na tentativa de burlar a fiscalização, os contribuintes intimados pela Receita Federal apresentavam recibos que teriam sido providenciados pelo próprio contador, combinado com os profissionais de saúde. Assim, os contribuintes obtinham redução do imposto a pagar ou aumento da restituição.

Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão na residência e no escritório de um contador, e em consultórios médicos e odontológicos. Dezoito policiais federais e 12 servidores da Receita Federal participam da operação.

Apesar da situação a Receita Federal informa que os contribuintes envolvidos serão notificados pelo órgão, mas antes da notificação, é possível fazer a autorregularização da situação fiscal, através da apresentação das declarações retificadoras e pagamento das diferenças devidas.

Quem não regularizar a situação será autuado e podem pagar de multas de até 150% sobre o valor do imposto apurado e de juros moratórios, além de serem representados pelos crimes contra a ordem tributária, para aplicação das sanções penais.

Já o contador que oferecia o serviço e providenciava irregularmente os recibos médicos deverá responder a processo criminal e sofrer representação junto ao conselho de classe a que pertence. A Receita Federal recomenda que os contribuintes desconfiem de pessoas que prometem facilidades para reduzir o valor de imposto a pagar ou aumentar o imposto a restituir.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário