CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

17 de abril de 2015

Caso Japiassú: acusado é condenado a mais de 45 anos de prisão


Como parte da Semana Nacional do Júri, foi realizado no tribunal do júri, instalado provisoriamente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, Ponto Central, o julgamento de Jheferson Matos Ribeiro, acusado de ter assassinado com um tiro, Japiassú Sales Siqueira Júnior.

O crime aconteceu no dia 24 de abril de 2003 e teve grande repercussão ao ser noticiado no Programa Linha Direta, da Rede Globo.

O julgamento começou por volta do meio dia desta quinta-feira (16) e terminou por volta das 3h da madrugada de hoje (17). A demora para começar o julgamento ocorreu depois de um desentendimento entre o advogado de defesa, Abdon Abade, e o promotor Luciano Taques, que atuou na acusação.

Antes de começar o julgamento, o promotor percebeu que o advogado estava conversando com uma das testemunhas de acusação, e chamou a atenção da juíza Kátia Regina. A testemunha acabou sendo descartada pelo promotor.

Por decisão do júri, Jheferson Ribeiro foi condenado a 45 anos,10 meses e 20 dias. Ele foi responsabilizado pelo assassinato de Japiassu Júnior e pela tentativa de homicídio contra Alexsandro da Cunha Sarmento. Jheferson já está preso há 3 anos e 9 meses no Conjunto Penal de Feira de Santana.

O julgamento foi presidido pela juíza Kátia Regina Mendes, tendo atuando como defensor do réu o advogado Abdon Abade. Na acusação, atuaram o promotor Luciano Taques Ghignone, tendo como assistente o advogado Marco Aurélio Gomes.

Acusação

De acordo com o promotor Luciano Taques, o resultado do julgamento foi justo e atendeu ao que a sociedade feirense queria. Sobre o cumprimento da pena, o promotor declarou que pela benevolência da lei, o acusado deverá ter a progressão da pena em regime fechado para o semiaberto em pouco tempo.

Defesa

O advogado de defesa, Abdon Abade disse que não esperava uma pena longa e que tentou desclassificar do crime para homicídio simples, mas informou que já recorreu do resultado em plenário. "Esperava 16, 18, no máximo 20 anos. Eu devo reduzir essa pena no Tribunal de Justiça", declarou.

Família

Bastante emocionada, dona Suzana Sacramento Siqueira, mãe de Japiassú Júnior, declarou que estava um pouco aliviada com o resultado do julgamento e pela condenação do acusado da morte do seu filho. "Eu choro por causa do meu filho; alivia uma parte que a gente carrega no coração", desabafou.

Relembre o caso: http://centraldepoliciafsa.blogspot.com.br/2011/07/caso-japiassu-acusado-do-crime-e-preso.html

F. Central de Polícia, com informações de Rivaldo Ramos, Carlos Valadares e Berinaldo Cazumbá (Jornal Transamérica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário