CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

22 de outubro de 2014

Cruz Vermelha prevê quatro meses para controlar ebola Epidemia já causou mais de 4,5 mil mortes na África Ocidental

Epidemia já causou mais de 4,5 mil mortes na África Ocidental  | Foto: Zoom Dosso / AFP/ CP


A epidemia de ebola vai demorar pelo menos quatro meses para ser contida se todas as medidas necessárias forem tomadas, disse nesta quarta-feira o responsável geral da Cruz Vermelha, Elhadj As Sy, alertando para "o preço da inação". A epidemia já causou mais de 4,5 mil mortes na África Ocidental e os especialistas alertam que a taxa de infecção poderá chegar a 10 mil pessoas por semana no início de dezembro.

Ainda não há vacina aprovada para o ebola, que também atingiu profissionais da saúde na Espanha e nos Estados Unidos. Elhadj As Sy listou uma série de medidas que poderiam ajudar a colocar o ebola sob controle, incluindo "um bom isolamento, bom tratamento dos casos confirmados, e bom, seguro e digno enterro às pessoas falecidas". "Será possível, como era possível no passado, conter esta epidemia dentro de quatro a seis meses" se a resposta for adequada, acrescentou. "Eu acho que esta é a nossa melhor perspectiva e nós estamos fazendo todo o possível para mobilizar nossos recursos e nossas capacidades para travar o surto", destacou. As Sy, que falava em uma conferência da Cruz Vermelha da Ásia-Pacífico, acrescentou que "há sempre um preço pela inação".

Novas medidas serão adotadas hoje nos Estados Unidos, entre as quais os voos dos países mais afetados - Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri - serão encaminhados para cinco aeroportos e os passageiros passarão por exames mais completos de saúde. Entretanto, especialistas que escrevem para a revista The Lancet, disseram, nessa terça-feira, que a triagem dos passageiros nos aeroportos de saída seria uma opção melhor do que monitorá-los no destino da viagem.

Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário