CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

21 de agosto de 2013

‘Vocês têm que entender: não há ambulância. Ponto! Acabou!’




Idoso tem mal súbito no Centro de Porto Alegre e médico do Samu manda levá-lo a outro hospital, mas ele não resistiu.

 O serviço de motolâncias de Natal, mostrado no Bom Dia Brasil, poderia ter sido a solução para o caso do idoso que passou mal no meio da rua em Porto Alegre nesta terça-feira (20) e não foi atendido. Ele acabou morrendo.

Agora a prefeitura vai investigar onde estavam todas as ambulâncias do Samu na hora do atendimento. A prefeitura vai checar as informações do sistema de GPS das 15 ambulâncias.  As autoridades dizem que este número é suficiente para a demanda.

A Secretaria de Saúde reconhece que ouve falha no socorro à vítima, que teve um mal estar na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Porto Alegre. Ele tinha um tumor na região pélvica, o que teria causado o mal súbito, segundo a necropsia. Algumas pessoas tentaram ajudar no socorro.  Uma equipe da RBS TV, que realizava uma reportagem perto dali, entrou em contato com a Polícia Militar e com o Samu.

Depois de vinte minutos de espera, eles finalmente conseguiram falar com um médico do Samu, mas veja como foi o atendimento:

Funcionário da RBS: “Um senhor teve um ataque aqui ao lado do Terminal Parobé. Nós estamos a quase 20 minutos ligando para o Samu e ninguém manda uma ambulância”

Médico do Samu: “Claro, porque não tem. Eu já expliquei, não tem”

F: “Eu não entendi”

M: “Não foi a ambulância porque não tem, é isso! Vocês têm que entender isso. Não há ambulância. Ponto! Acabou!”

F: “Só que ele vai morrer!”

M: “O telefone está aqui na tela. Assim que tiver uma ambulância a gente vai mandar. Agora, se vocês estão com tanta pressa, encaminhem para o HPS, para a Santa Casa...”

F: “Mas a gente não sabe como levar ele. É arriscado... Ele desligou o telefone na minha cara!”

Dez minutos depois, uma viatura da Polícia Militar chegou ao local e resolveu levar o idoso para um hospital, mas Orlando Francisco Rodrigues da Silva, de 70 anos, não resistiu.

O médico que disse que não havia ambulância para prestar socorro foi afastado das atividades e vai responder a um inquérito administrativo. Ele é funcionário público e, segundo a prefeitura, foi treinado para agir nesse tipo de situação.


Fonte:g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário