CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

21 de agosto de 2013

Motos que deveriam ajudar no atendimento em Natal estão paradas

 

Cada motocicleta, depois de equipada, custou ao Ministério da Saúde cerca de R$ 16 mil, mas estão nos fundos de uma oficina particular.

 Em Natal, uma denúncia: motos equipadas que deveriam ajudar nos serviços de atendimento de urgência estão paradas. As motocicletas, equipadas com kits de primeiros-socorros, deveriam estar nas ruas socorrendo pessoas, mas estão paradas nos fundos de uma oficina particular que presta serviço à Secretaria de Saúde de Natal. Cada motocicleta, depois de equipada, custou ao Ministério da Saúde cerca de R$ 16 mil.

Como são mais rápidas no trânsito, as motolâncias agilizam o socorro às vítimas de acidentes ou de paradas cardíacas.

Se a ambulância leva de 15 a 20 minutos para chegar ao local de uma ocorrência, a motocicleta faz o mesmo percurso em menos de dez minutos. Tempo que, segundo os socorristas, faz a diferença neste tipo de atendimento.

“Aquele paciente que em uma parada cardiorespiratória teria um tempo de sobrevida sem sequelas até sete minutos e aí nós estamos demorando um pouco mais com a ambulância", explica o coordenador do Samu de Natal, Rodrigo Azevedo.

Paradas há seis meses, as motocicletas deixam de socorrer até 20 pessoas por dia. A Secretaria de Saúde de Natal diz que as motolâncias estão paradas por falta de técnicos em enfermagem. Dos 18 profissionais capacitados, nove estão afastados por problemas de saúde. Os outros foram remanejados para as ambulâncias.

"Eu era da moto e com a falta de funcionário para as viaturas, puxaram os técnicos em enfermagem das motos para as ambulâncias" conta o técnico em enfermagem Antônio Coutinho.

A Secretaria de Saúde de Natal diz que vai contratar técnicos temporários e que essas motolâncias devem voltar a funcionar em dois meses.

Fonte:bom-dia-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário