CIDADE FM Clique aqui

CIDADE FM Clique aqui
CIDADE FM Clique aqui

15 de julho de 2012

Governo começa a testar hoje projeto de acesso gratuito à internet pelo celular

 Tecnologias de Internet Para Celular

O projeto, intitulado Banda Larga 0800 foi desenvolvido em parceria com quatro grandes companhias de telefonia

O Ministério das Comunicações começa a testar hoje, no Distrito Federal, um projeto piloto de acesso gratuito à internet banda larga para telefones celulares (smartphones). O projeto, intitulado Banda Larga 0800 e desenvolvido em parceria com quatro grandes companhias de telefonia, visa criar para a internet um sistema semelhante ao das ligações 0800.

Em vez de cobrar o acesso aos clientes, as empresas interessadas em atrair consumidores pagariam pelo serviço. Inédito em todo o mundo, segundo o Ministério das Comunicações, o projeto vem sendo desenvolvido há mais de seis meses com o aporte tecnológico e financeiro das empresas Oi, Tim, Vivo e Claro. O projeto piloto, na região administrativa de São Sebastião, é realizado em parceria com o governo do Distrito Federal.

Utilizando smartphones fornecidos pelas empresas, 80 moradores da região acessarão gratuitamente, durante 15 dias, um site desenvolvido pelos governos (bandalarga.0800.br) com informações úteis sobre serviços públicos, concursos e transporte local, por exemplo. Caso a tecnologia funcione bem, a ideia é começar a expandir o projeto, até alcançar todo o país.

“Acredito que, do ponto de vista tecnológico, o serviço ficará pronto logo, mas implementar em todo o país dependerá do interesse de empresas privadas e órgãos públicos que queiram contratá-lo”, prevê a diretora do Departamento de Serviços de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer.



A ideia inicial da Banda Larga 0800 foi apresentada pela empresa Qualcomm ao governo, que, por sua vez, convidou o setor privado a desenvolver o projeto. Não houve gastos públicos. Segundo o SindiTelebrasil, sindicato que representa as companhias telefônicas, as quatro companhias forneceram o suporte técnico, operacional e financeiro para pôr o projeto em prática.

Sites
O Banda Larga 0800 não tem data para começar a funcionar em todo o país, mas, caso o projeto emplaque, funcionará assim: empresas ou órgãos públicos interessados em ampliar o acesso de suas páginas na internet pagariam às empresas telefônicas para que seus clientes possam entrar nos sites sem pagar nada.

“Isso serviria para uma loja de comércio eletrônico, ou para uma secretaria de governo, interessada em aumentar o acesso a algum serviço público, por exemplo”, vislumbra Wimmer, do Ministério das Comunicações.

Também segundo o SindiTelebrasil, o pleno funcionamento do Banda Larga 0800 ainda depende de ajustes técnicos. Somente depois disso, as empresas definirão o público que pretende alcançar com o serviço.

Tecnologia
Com a BL 0800, como tem sido apelidado o projeto, os sites gratuitos poderão ser acessados por usuários da internet móvel, usando a rede do celular, sem a necessidade de contratar um pacote de dados. “Considerando que 82% da base de celulares no Brasil é pré-paga, essa ferramenta é importante para facilitar o acesso dos usuários pré-pagos à banda larga móvel”, divulgou, em nota, o Ministério das Comunicações.

Com o serviço em funcionamento, os usuários irão identificar os sites que poderão ser acessados gratuitamente pelo endereço da internet terminado com a extensão ‘0800.br’. Esse nome de domínio ainda não está disponível para ser utilizado comercialmente, visto que ainda serão estabelecidas diretrizes e regras para disciplinar o seu uso. Também ajudam a realizar o projeto piloto o Ministério do Planejamento e o Comitê Gestor da Internet no Brasil.



Fonte:parana-online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário